sexta-feira, 3 de junho de 2011

4º FICHAMENTO

Efeitos da autoclavação na velocidade e capacidade absorvente de cones de papel empregados em Endodontia
Claudio Hideki KUBO*
Ana Paula Martins GOMES**
Antonio Olavo Cardoso JORGE***
A presença de umidade no interior do sistema de canais radiculares, após o preparo biomecânico e sua desinfecção, é um dos fatores que podem influenciar no selamento marginal da obturação endodôntica, e, conseqüentemente, no êxito do tratamento endodôntico. Diversos métodos para secagem do sistema de canais radiculares têm sido empregados, tais como: álcool; mechas de algodão; cones de papel absorvente e cânulas de aspiração em associação a cones de papel absorvente.
Atualmente, os cones de papel absorvente, constituem-se no método mais utilizado para a secagem do sistema de canais radiculares, determinação da cor e qualidade do exsudato dentro do canal, tomada de amostras para cultivo microbiológico e na colocação de curativo de demora em Endodontia, devendo portanto estar e permanecer esterilizados até o seu uso. Porém no Brasil, os cones de papel são usualmente comercializados em caixas contendo aproximadamente 200 unidades, em tamanhos estandardizados e esterilizados. Contudo, durante a remoção dos cones a serem utilizados, os demais podem ser contaminados, fazendo com que muitos profissionais recorram a novas esterilizações. A partir do exposto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência do número de esterilizações em autoclave sobre a velocidade e capacidade de absorção dos cones de papel empregados em Endodontia.



Foram avaliados 440 cones de papel absorvente, de número 40 de estandardização e divididos, conforme a marca e a apresentação comercial, em: Conne (ConneLtda); Tanari (Tanari Industrial Ltda); Tanari “cell pack” (Tanari Industrial Ltda) e Diadent “cell pack” (Diamond Dental Industrial Co. Ltd). Cada cone avaliado recebeu duas marcas, feitas com lápis preto, à distância de cinco e quinze milímetros de sua extremidade mais fina. A seguir os cones foram divididos, conforme a marca comercial, em 4 grupos, sendo cada grupo constituído de 11subgrupos, formados de 10cones de papel empacotados em papel kraft, que receberam, respectivamente, de zero a dez ciclos de esterilização em autoclave (Tuttnauer 2340MK) a 134°C/15psi /15minutos. Posteriormente, cada cone foi pesado em balança analítica (Mettler Toledo AB204), com precisão de 0,01 mg, para se verificar o peso de sua massa seca (m1). 


Baseados nos resultados obtidos, podemos concluir que:
1. os cones se comportaram, quanto à velocidade de absorção, na seguinte ordem decrescente de efetividade: Tanari “cell pack” , Tanari, Conne e Diadent “cell pack”;
2. os cones se comportaram, quanto à capacidade de absorção, na seguinte ordem decrescente de efetividade: Conne, Tanari, Tanari “cell pack” e Diadent “cell pack”;
3. quanto o efeito das esterilizações sucessivas, em autoclave, os cones mantiveram a estabilidade ou sofreram influência positiva (aumentaram a velocidade e a capacidade de absorção) dos dados, na seguinte ordem decrescente: Tanari, Tanari “cell pack”, Conne e Diadent “cell pack”;
4. a autoclavação mostrou-se um procedimento viável, em até 10 ciclos, apenas para a esterilização de cones de papel absorvente da marca Tanari, utilizados em Endodontia.

* Estagiário;
** Professora Assistente Doutora - Disciplina de Endodontia do Departamento de Odontologia Restauradora;
*** Professor Adjunto da Disciplina de Microbiologia e Imunologia do Departamento de Biopatologia e Diagnóstico do Câmpus de São José dos Campos - UNESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário